domingo, 18 de janeiro de 2009

Memórias

Penso que uma das maiores fontes de nossas emoções é a nossa memória.

A fantasia também, quando damos asas a ela. Mas a fantasia muitas vezes nos faz sentir emoções um tanto virtuais, pois talvez nunca realmente possam ser experimentadas na intensidade e maneira que se manifesta dentro da gente. Mas ela cumpre seu papel.

A memória não... a memória é uma marca real, feita à ferro e fogo pelas emoções. Canta-se, escreve-se sobre ela e chora-se por culpa dela, porque muitos momentos de nossas vidas só podem ser alcançados se rememorarmos. E por vários motivos, talvez não possam ser vividos.

Uma pessoa amada que se foi, pessoas amadas que se perderam no tempo, a inocência que dá lugar à desconfiança, palavras ditas ao vento, a vida que deixamos no passado, os planos, projetos, gargalhadas, lágrimas, cheiros, gostos, toques, vozes, sorrisos, cantos, abraços, desentendimentos, sonhos... inúmeras são as coisas que deixam marcas em nossa mente...

Quem se ocupa de trazer isso de volta é a memória... a mesma que grava tudo o que damos importância enquanto vivemos esse momento efêmero chamado presente, porque o passado não existe, nem mesmo o futuro e que saibamos escolher bem o que vai marcar nossa memória.

Nenhum comentário: