terça-feira, 12 de maio de 2009

Arma-dura

Seria muito mais fácil viver a vida toda vestindo a armadura da força?
Seria menos doloroso simplesmente não sentir?
Às vezes só precisamos de um abraço confortável que nos ajude a ver a vida com mais carinho e menos dor.
Todo mundo precisa de carinho, todo mundo precisa compartilhar.
Porque será então que, ainda assim, o amor continua sendo um assunto um tanto tabu, mesmo sendo cantado nas mais belas canções, exposto nas mais belas telas ou escrito nas letras mais consagradas. As pessoas estão acreditando cada dia menos no poder do amor.
Me preocupo com isso porque creio que só o amor pode mudar o mundo, não no sentido romântico, tipo... se amem e tudo vai ficar bem.
Não! O amor do qual estou falando é daquele que caminha junto, que compartilha. Não daquele que mata, que tenta destruir o ser amado. Isso pra mim não é amor.
Amar é aceitar o outro em suas diferenças e seus defeitos. É dar ao outro a liberdade de ser simplesmente quem ele é e estar ao seu lado exatamente daquele jeito.
O amor não clama por mudanças, ele aceita... Não é passivo, mas aceita com alegria, aceita, encontra beleza no que vê e ri da diferença. Caminha junto, compadece da a dor do outro, se alegra com as conquistas do outro, acalenta quando há tristeza, faz com que o outro entenda que "no matter what" você pode contar com aquela pessoa - amigo, namorado, marido, mãe, pai, irmã, irmão... Mesmo você sendo um ser tão cheio de defeitos, você pode contar com aquela pessoa, porque ela te ama assim, com tudo o que você tem e em tudo o que você se transforma enquanto cresce e se desenvolve.
Quando amamos queremos a presença do outro não porque ela nos completa... Repare bem, quando você ama, você espera o outro para compartilhar, porque é gostoso compartilhar. Essa história de "Você me completa com o que eu não tenho" não é referente ao amor. Se outro te completa talvez você esteja agindo com egoísmo. Quer dele o que ele tem e de repente nem procura saber se o outro também se sente complementado com a sua existência. Apenas suga as energias dele, como um vampiro... E some na escuridão da noite em busca de outras presas.
Não poderia ser complementaridade, porque só podemos amar e sermos amados porque somos completos e sendo completos muitas coisas boas iremos compartilhar com o outro. Ele com as coisas dele, você com as suas coisas. Vivendo e respeitando a diferença. O amor se apóia nelas.
Não creio que o símbolo certo pro amor seja o coração, pois o coração não sente só amor, sente tudo...
Creio que pra essa emoção tão sublime não exista um símbolo que o alcance com tanta maestria.

Nenhum comentário: